quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Saiba o que está na moda na hora de tosar o animal de estimação!

Tosa japonesa, pata em formato de botinha e pelos mais lisos são tendências pet da estação...

 

Imagem: fonte

Assim como acontece com os cabelos que mudam de corte e cor nas diversas estações do ano, os groomers também seguem tendências de moda para tratar os pelos de cães e gatos. Segundo o premiado stylist animal William Galharde, diretor do Centro de Estética do Grupo Pet Center Marginal, os tutores estão cada vez mais exigentes e querem novidades para os seus bichinhos de estimação. ''Eles gostam de conversar antes conosco, pedir conselhos e dicas. Hoje a tosa vai além da praticidade para manter os pelos curtos, há um estilo por trás de cada cliente'', diz.

Uma das novidades para raças de pequeno porte e peludas é a tosa japonesa. De origem oriental, evidencia a carinha do pet, pois os pelos são mais curtos nesta região, apenas as orelhas podem ser mais longas ou até trançadas. De acordo com Galharde, a tosa é feita com a tesoura, fazendo com que o focinho fique mais arredondado. ''É interessante para o clima mais quente que temos no Brasil e sua manutenção é prática, pode ser feita a cada 50 dias'', informa. 

 

Imagem retirada do Google

O que muitos tutores estão pedindo também é patinha mais fofa, não demarcada. ''Os pelos ficam mais cerrados e fofos, como se animal estivesse usando botinhas. Pode-se fazer a técnica com gatos mais peludos, como o Persa, por exemplo'', afirma. A técnica dá um aspecto de animal de pelúcia ao bichinho, mas costuma sujar com frequencia, exigindo higienização constante. 

''A ditadura da chapinha também tem afetado os pet shops'', brinca Galharde. Como os cães do Tibet (Shih Tzu, Lhasa Apso) têm feito sucesso no país, muitos tutores querem manter os fios de seus pets longos, lisos e sedosos. ''Além da chapinha, usamos recursos, como máscara de hidratação, para manter o pelo saudável'', esclarece. Embora esses animais fiquem belos, com aparência de exposição, a manutenção deste tipo de corte é mais complexa. ''Os banhos frequentes e escovações diárias são fundamentais para que o pelo não embarace'', alerta. 

As tatuagens também chegaram ao universo dos pets. O Centro de Estética da rede Pet Center Marginal adotou a novidade e oferece o serviço aos donos de cães e gatos. Segundo o groomer, é possível fazer desenhos especiais ou até mesmo frases na pelagem dos bichos. Feita com uma tinta especial, que não causa alergias, esse tipo de tatuagem não agride a pele do animal e costuma sair após o banho.

''Em geral, os donos pedem para fazer a tatuagem em ocasiões especiais, com logo dos times de futebol, nome do próprio pet, as caveiras que estão hoje na moda e até frases de efeito. Diferentemente da tatuagem dos humanos, em animais o desenho é feito superficialmente, com tintas apropriadas, atóxicas'', conta Galharde. 

Fonte: Guia pet & cia 

1 comentários: